Resenha: O Caçador de pipas

Nome: O Caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 365
Editora: Nova Fronteira

O livro conta a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.



Eu tive a sorte de encontrar a edição antiga do Caçador de pipas em um sebo com um preço bem em conta e em seguida ele foi diretamente para minha estante à espera para ser lido, porém eu imperdoavelmente cometi o erro de fazê-lo esperar por um bom tempo devido à uma trilogia de livros que já estavam esperando na frente dele. Pois bem, depois de algumas decepções com essas trilogia eu resolvi dar um chance ao pobre coitado e ele se mostrou uma agradável surpresa, tomando lugar de imediato entre meus livros preferidos e  com certeza um dos melhores que eu tive a oportunidade de ler esse ano. Seu enredo e personagens me cativaram do início ao fim e posso afirmar com certeza que o Caçador de pipas é o tipo de livro que deveria ser lido e relido por todos. Por ele, eu o faria mil vezes.

A história do garoto Amir já começa de modo cativante e curioso. Cativante devido a escrita fluida e simples que não peca em falta de detalhes ou no excesso deles, introduzindo apenas o essencial à constituição do enredo; Curioso pois a história se passa em um país do qual muitos de nós não tem um conhecimento muito grande: O Afeganistão. Além do desenvolver do personagem principal, também vemos as mudanças do país em seus vários períodos até os dias atuais. A autenticidade que o autor consegue passar ao falar de seu país de origem é envolvente e consequentemente viciante, mostrando-se muitas vezes até surpreendente após certos fatos serem apresentados ao leitor no decorrer da obra, fazendo com que o local em que a maior parte do livro se passa seja praticamente vivo, desempenhando um papel de mesma importância que um personagem poderia ter.

      "...descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado,
     essa história de que podemos enterrá-lo.Porque,de um jeito ou
     de outro, ele sempre consegue escapar"

Porém os destaques não param por aí, além da ótima escrita, a obra também traz consigo um enredo emocionante, a complexidade genial de se contar a trajetória de um protagonista defeituoso, covarde e vulnerável às tentações da vida, e seu amigo que se mostra honrado e mais sábio do que o outro jamais foi, proporciona uma dinâmica impressionante em cada página, deixando o leitor ansioso para saber se o covarde Amir superará seus defeitos e se o horando Hassan também se mostrará falho assim como seu amigo. Dentro da história dos dois é sentida um ternura incrível, uma obra que conta mais do que apenas a trajetória de dois garotos afegãos: coloca em cheque o verdadeiro significado da palavra amizade e o poder que tal significado tem na vida de cada ser humano, desde o nascimento até próximo da morte. Todas as 365 páginas do livro nos deixam anestesiados e ao mesmo tempo alertas com tamanha diversidade de sentimentos que a obra nos faz sentir: revolta, indignação, raiva, sorrisos no canto da boca, lágrimas nos olhos e a incrível sensação de que há uma moral a ser absorvida de todos esses aspectos formam o delicado livro de estreia do autor Khaled Hosseini: O Caçador de Pipas.


            "Mas o tempo pode ser uma coisa bem voraz, às vezes se
                  apodera de todos os detalhes só para si mesmo."


Avaliação geral: 5/5


13 Comentários

13 Comentários:

  1. Oiee
    Ainda não li esse livro, mas já vi o filme. Nem sempre os dois são iguais, mas achei o filme meio parado, demorava muito pra acontecer alguma coisa, mas ainda assim é uma história muito bonita.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,olha eu não vi o filme ainda mas o livro, devido a ótima escrita, não deixa a história ficar parada nem chata em nenhum momento,mas já imagino como deve ser forte o filme por causa do enredo.

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem ?
    Então, eu já vi esse livro diversas vezes em livrarias, até sei que minha cunhada tem ele, mas nunca tive interesse de ler. Não sei nem como é a história direito. Mas eu não se seria um estilo de leitura para mim. Mas a maioria deve gostar...Mas gostei da sua resenha. muito boa. =]

    Outra coisa, depois você passa em meu blog que tem novidade por lá tá ? beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem esse livro aqui em casa e é um dos preferidos dela. Eu tenho muita vontade de ler, parece ótimo e emocionante.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Eu tenho esse livro aqui mas nem li ainda..ganhei mas não me chamou mt atenção para lê-lo =S
    hahahaha nem tava sabendo que ia ter serie daquele livro =P sabe onde irá passar? eu sei que vai ter de Os Diarios de Carie no Boomerang ^^

    http://www.livroaoavesso.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro lindo e sua resenha ficou ótima!
    Os quotes foram muito bem escolhidos. Seguindo aqui. Retribui?

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro na minha estante e nunca tive curiosidade para ler, não sei porque. :( Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ? Passando aqui para te desejar uma feliz páscoa e também para pedir para que vá em meu blog, pois tá cheio de livros novos que podem te interessar. Espero sua opinião sincera. E continue postando suas resenhas, pois gosto muito de ler viu ?? beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu gostaria de saber qual é o periodo literario, do livro o caçador de pipas, alguem poderia me responder???

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro, é simplesmente incrível! Foi para a lista dos meus livros favoritos juntamente com O Casamento de Nicholas Sparks. Esse livro nos mostra o quão grande é o significado da lealdade e amizade, uma forma de aprendizagem para todos nós. Recomendo para todas as pessoas que queiram ler um livro mais denso e bem estruturado. O livro é bem melhor que o filme, na realidade o filme peca muito em vários requisitos. Muitobom mesmo este livro, maravilhoso! Leiam e releiam essa emocionante história dos amigos Amir e Hassam. :)

    Ps.: estou em anônimo pois não tenho nenhuma dessas contas. Meu nome é Patrine Viana. ;)

    ResponderExcluir
  11. É um dos melhores livros que tenho em minha estante! Muito emocionante do começo ao fim, recomendo com toda certeza!

    ResponderExcluir
  12. Qual tipo de discurso do livro ?

    ResponderExcluir
  13. Achei um livro interessante, mas, que em alguns momentos, principalmente perto do fim, exagera no dramalhão. Em determinados momentos, tudo o que eu queria era chacoalhar Sohrab pelos ombros e gritar "PARA DE DRAMA, MEU!" Nem em novela mexicana vi tanto drama por parte de uma só personagem (e nem havia motivo pra tanto).
    Spoiler:


    Certa vez, vi uma entrevista do Hosseini em que ele diz que, originalmente, Sohrab morreria no final. Aparentemente, ele mudou de ideia, mas não conseguiu bolar um final diferente, já que, se analisarmos friamente, a presença do garoto se torna totalmente irrelevante nas últimas cinquenta páginas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...