Resenha: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

Da saga: As Crônicas de Gelo e Fogo 
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa 
Ano: 2010  
Páginas: 592 
Gênero: Fantasia adulta / Medieval
Veja também a vídeo-resenha.
 
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. - Skoob


Ouço sinos tocando e anjos cantando hahaha. Até que enfim terminei esse livro e fiz mais uma resenha! Desculpe a demora pessoal (perdão, Rian!). Eu demorei quase quatro meses para lê-lo. Vocês não têm noção do quanto essa demora foi... frustrante. Mas calma, eu não odiei o livro, pelo contrário, me apaixonei por ele!

Westeros é um reino que já foi dividido em Sete Reinos e agora está unificado. Onde antes eram os sete reinos agora são sete fortalezas comandadas por lordes. As famílias influentes, como os Stark, Lannister, Baratheon, têm as menos influentes como vassalos (lembra da aula de história?). A história gira em torno do poder pelo trono e o que as pessoas são capazes de fazer para consegui-lo. Não vou contar muito, pois o legal é ir descobrindo à medida que vamos lendo.

Logo pela sinopse já vemos que tem muita política, problemas familiares, intrigas, traição, esse tipo de coisa. A trama é louca, complexa, cheia de reviravoltas, subtramas e detalhes interessantes. É tão complicada que em certos pontos acontecem algumas coisas que eu achei que nunca ia entender, que o autor com certeza ia esquecer de explicar, ou então eu achava que deveria ter entendido e não entendi, mas tudo faz sentido à medida que avançamos. A narração é maravilhosa, bem descritiva, do tipo que você vê o cenário perfeitamente e é muito instigante. Porém, por ser um livro muito grande, algumas partes se arrastavam, mas nada que compromete a história. 

Cada capítulo o ponto de vista de um personagem diferente. Temos Eddard Stark e sua esposa Catelyn, seus filhos e filhas Bran, Arya, Sansa e seu bastardo Jon Snow, temos Tyrion Lannister, o anão e meu favorito. Temos também a princesa Daenerys, que é filha do antigo rei, antes de Robert invadir. Todos eles são maravilhosamente bem compostos. O que eu mais gostei é que ninguém é inteiramente bom ou ruim (com exceção de Eddard), todos eles erram em algum ponto, fazem besteiras, escolhem lados errados... Tudo com uma boa história por trás. Também fiquei surpresa ao ver que alguns pontos de vista eram de crianças e adolescentes e, apesar dos olhos infantis, a narração continua perfeita.

Ter muitos pontos de vista é muito bom por um lado, pois podemos ver a história de um modo mais abrangente e nos permite entender melhor cada lado, mas por outro me irritou profundamente e foi o que mais me fez demorar a ler. Isso porque muitas vezes o capítulo estava interessantíssimo e estava em uma super revelação, uma coisa muito empolgante e então... o capítulo acabava e o próximo era uma calmaria toda, do outro lado do mapa, sobre um personagem que nem sabe o que estava acontecendo anteriormente. E pra mim foi frustrante terminar tantos capítulos em completa euforia e entrar em outro que fala de uma coisa totalmente diferente. 

É uma fantasia para adultos, com conteúdo adulto (não tanto quanto na série homônima da HBO) e muita violência, então esteja ciente disso. Apesar de se passar em um mundo medieval, não é tão mágico quanto se pode pensar desse gênero, pelo menos são neste primeiro. A magia vista é pouco usada e quando aparece são coisas malignas. Há muitos lordes, cavaleiros, damas, mas é tudo tratado de uma forma tão realista que é quase como se aquilo tivesse acontecido mesmo.

E mesmo sendo épico, com batalhas e todo aquele drama, há também espaço para humor e sarcasmo, vindos principalmente de Tyrion, o anão, que é a ironia em pessoa. As cenas com ele são mais descontraídas e ele é de longe é meu preferido.

Minha recomendação é não ver a série sem ler o livro, por motivos óbvios, e em hipótese alguma sair procurando qualquer coisa a respeito da história ou personagens. Eu encontrei spoilers horrendos onde menos esperava e eles estragaram metade das surpresas que eu sei que teria.

A edição brasileira a meu ver está impecável. Não encontrei nenhum erro, gostei do tradutor, que soube manter a narrativa bem épica. Gostei das traduções dos nomes, porque nesse caso se tivessem mantido os originais em inglês, o sentido dos nomes se perderia, algo que está escrito prontamente em uma nota do tradutor.


Por ter renovado o estilo de fantasia medieval, narração perfeita, personagens bem construídos e a complexidade sem perder o foco.

Desculpem pelo tamanho, mas, enfim, não dá pra falar menos que isso desse livro hahaha.

Mariana,
Corujinha Leitora
5 Comentários

5 Comentários:

  1. Não tinha muita vontade de ler essa saga, mas depois de ler sua resenha eu acho que se não ler os livros logo logo vou ter um ataque.
    Amo a idade média e quando a história que o autor cria é complexa porém se desenvolve com maestria, fico fascinada!

    ResponderExcluir
  2. Então, ouço muito falar dessa série de livros e até seriado da HBO, mas não pensei que fosse tão interessante. Achava que era uma coisa mais Senhor dos Anéis com Harry Potter sabe?! Mas me enganei. Pela resenha (muito bem feita por sinal) vai ser um livro pra minha lista. Espero ler em breve (2013 de preferencia)
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não faço parte do 'estranho mundo da tv a cabo' mas ouvi alguns comentários sobre a saga. Fui na biblioteca, o livro estava lá, resolvi pegar. Nossa, eu me confundo muito!! :s Ainda estou no começo e cada nome diferente que aparece, me faz diminuir o ritmo de leitura. Enfim, não estou gostando o quanto eu gostaria mas vou continuar lendo.

    ResponderExcluir
  4. Luane Karolain
    Oba, fico muito feliz com isso :D Essa é pra você então, porque a história é totalmente complexa e imprevisível.

    Fabiola Luz
    Eu não gosto muito da série da HBO (mas assisto assim mesmo hihi). Acho apelativa demais e não tem nem metade da emoção do livro :/ Bom, não tem nada de Harry Potter nela. O Senhor dos Anéis eu nunca li, mas pelo menos com os filmes não tem nada a ver ;) Muito obrigada!

    Juliana Caetano dos Santos
    Verdade, é nome demaaaaais! Até mesmo as pessoas sem importância têm nomes. E não consigo pronunciar metade deles (nem mesmo vendo a série). Prometo que fica melhor, Juliana, todo mundo fala que esse é mais lento mesmo. Espero que não desista!


    Beijos para todos :D

    ResponderExcluir
  5. Acredito que Guerra dos Tronos seja um livro que veio para revolucionar o cenário da literatura. Uma narrativa forte, com ritmo, que fica gravada na mente do leitor. Li todos os livros da série e espero ansioso pelos próximos!

    Abraços,

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...